INSCREVER PROJETO

Dicas Práticas para Expandir seus Negócios em 2024

                Acredito que muitos empresários já passaram ou estão no ponto onde pensa em expandir seu negócio. Por exemplo pensando no varejo tradicional, o sujeito tem uma loja/unidade já tem uns anos, consegue gerar um resultado de caixa suficiente para seu sustento e sobra uma pequena reserva anual. Mas existe um pensamento constante, flertando com a ideia de abrir uma nova loja.

Por um lado vai aumentar o trabalho, maiores compromissos financeiros e de gestão, e se tudo caminhar como planejado um maior resultado financeiro.

                Pois bem, o objetivo do artigo é listar dicas rápidas e práticas para ajudar com a expansão, refletindo sobre minha própria trajetória e pessoas próximas que seguiram caminhos similares.

                Minha sugestão segue a literatura atual, começar sem planejamento torna tudo muito mais difícil, se você como eu não gosta da ideia de cair nos braços da sorte/aleatoriedade, vamos planejar.

                Um planejamento tem que incluir despesas iniciais (CAPEX), receitas e despesas mês a mês para os primeiros 12 meses (pelo menos), se faz necessário ter a projeção para cada mês. Pois se os números não forem atingidos em 2 ou 3 meses algo precisa ser feito para voltar ao caminho projetado.

  1. Exemplo de DRE simplificado
  2. Tabelas adicionais onde serão registradas as memórias de cálculo, aqui temos como são compostos os valores na DRE resumida.

Além disso incluir no planejamento metodologias como OKRs, por exemplo, podem te ajudar a concentrar seus esforços nos objetivos que são mais importantes, garantindo eficiente, com métricas claras.

Segunda parte:

É a base da estrutura: as pessoas, o processo de recrutamento é importante e muito provavelmente você terá que contratar mais profissionais para essa expansão.

Mas quero te lembrar de um ponto importante, utilizar pessoas que já trabalham com você, estes já entendem a cultura que você projeta na empresa, conhecem os processos e muito provável são pessoas que você confia. Minha sugestão é propor modelos e parcerias para essas pessoas te ajudarem nesta expansão.

Sem as pessoas certas, você termina o dia sempre apagando incêndios e preso no esforço diário de gerenciar suas equipes. Indo além, para alavancar a entrega da sua gestão, é fundamental saber delegar e supervisionar seus times, infelizmente, a maior parte dos “empresários” são, na verdade, funcionários do próprio negócio.

Terceira parte:

São os processos, que vão garantir o alinhamento da sua equipe. Quando as atividades são padronizadas com funções e responsabilidades claras, os principais resultados são otimizados e tudo flui.

Pense em seus processos como uma série de engrenagens interconectadas dentro de uma máquina. Cada processo existe individualmente, no entanto, é juntos que eles conseguem girar e fazer o sistema funcionar corretamente.

A setorização vem junto com o crescimento, não precisa se preocupar com este ponto, você será empurrado a “separar” funções para times apartados, naturalmente na gestão vai ser perceptível a necessidade de criar setores para conduzir e manter as entregas.

Lembre-se: se você está 24/7 no operacional, apagando incêndios, e não se dedica ao planejamento, pessoas e processos, você nunca vai conseguir parar e focar no que realmente importa: o futuro da sua empresa.

Fique ligado em nossas redes sociais e site, estamos sempre falando de assuntos relacionados ao mundo de inovação e empreendedorismo.


Sobre o autor

1

Wagner Furquim

Trabalhando há mais de 20 anos com prestação de serviços em telecomunicações, agora empreendendo em outras áreas, buscando se conectar com pessoas brilhantes e bons negócios, disposto a compartilhar experiências corporativas para somar.

Compartilhe nas redes

Deixe seu comentário

20 − quinze =